Lombares – Incidência
As dores lombares constituem uma causa frequente de incapacidade, sendo sobrepujada pelas cefaleias na escala dos distúrbios dolorosos que afectam o homem.
Nas dores lombares mais comuns a dor se limita à r egião lombar e nádegas. R aram ente se irradi a para as coxas. Po de aparecer subitam ente pela m anhã e apresentar-se acompanhada de escoliose antálgica. O episódio do lo roso tem duração m édia de três a quatro dias. Após esse tempo, o paciente volta à completa n ormalidade, co m o u se m tratam ento.
Dores lombares – Causas
A dor lombar é um dos problemas de saúde publica mais comuns, afeta cerca de sete em cada dez pessoas, com maior incidência na população adulta. Algumas instituições como a American College of Physicians, que é a segunda mais importante associação de médicos dos Estados Unidos, têm desencorajado uso de medicamentos como o primeiro caminho para o tratamento da dor lombar e envés disso têm aconselhado tratamentos alternativos.
Região Lombar
A região lombar é a parte da coluna vertebral que fica entre a região torácica e a região sacrococciagiana que é a região terminal da coluna vertebral.
Classificação das dores lombares
A dor lombar está classificada em quatro tipos que são:
- Aguda – surge repentinamente ou depois de um determinado movimento e pode prolongar-se por cerca de um mês.
- Subaguda – este tipo perdura entre seis semanas a três meses, aproximadamente.
- Crônica – a dor é intensa e persiste por mais de três meses.
- Referida – esse tipo de dor acontece quando a sensação de dor começa num um ponto e é irradiada para um outro ponto na parte inferior das costas, como por exemplo para os quadris ou pernas .
Lombares – Causas
As dores lombares tem muitas causas, dentre elas o envelhecimento, o sedentarismo, os erros de postura, a perda de massa muscular também pode ser um fator causador das dores lombares.
Lombares – Diagnóstico
O especialista treinado para avaliar seu problema é o ortopedista, ao relatar sua dor ao médico. É importante tentar descrever em detalhes como você se sente , as características da dor , localização, duração, desencadeamento e ações de alívio da dor.
Lombares – Tratamento
A dor lombar seja ela aguda ou crônica, o tratamento geralmente segue um padrão que começa com repouso para evitar colocar pressão na área dolorida, e o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios pode ajudar , a recuperação fisioterapêutica completa, se necessário, a automedicação pode causar graves consequências e portanto não é aconselhável. O preço do tratamento varia consoante a gravidade do problema, saiba mais aqui.
Veja a excelente recuperação com o método ARM aqui, e alguns vídeos aqui.
Lombares – Prevenção
- Controle seu peso;
- pratique exercícios de alongamento regularmente;
- Faça 30 minutos de exercícios aeróbicos de intensidade moderada (caminhada, ciclismo, hidroginástica) pelo menos 3 vezes por semana; fortaleça os músculos do tronco por meio de exercícios adequados ao seu nível de condicionamento físico
- Evite ficar muito tempo na mesma postura (sentado ou em pé), levante-se e mova-se uma vez a cada hora;
- Não fume;
- Tenha cuidado ao levantar pesos:
- Não tente tocar coisas no chão esticando as pernas e abaixando o torso;
- Encontre maneiras de gerenciar situações estressantes;
- Prefira um colchão duro