Hérnia Lombar – o que é
A hérnia de disco lombar ocorre quando os discos entre as vértebras da coluna, são pressionados e mudam de forma ou se rompem, o que pode pressionar as raízes nervosas próximos ao disco vertebral, causando sintomas como dor, formigamento ou dormência das pernas.
A hérnia de disco lombar ocorre principalmente em idosos devido ao processo de envelhecimento natural, mas também pode ocorrer por causa da obesidade, carregar peso em demasia ou por enfraquecimento dos músculos do abdômen e das costas que dão ajuda à coluna.
Hérnia Lombar – Sintomas
- Cansaço nas pernas e pés;
- Dor nas costas, principalmente na região sacrococcigiana , que pode difundir-se para o glúteo ou pernas;
- Dormência ou sensação de formigamento nas pernas e pés;
- Dificuldade na movimentação;
- Sensação de queimação ou formigamento nas costas ou nádegas;
- Pressão dos nervos da pelve, o que causa a perda de controle da bexiga e do intestino.
Hérnia Lombar – Causas
A causa mais comum da hérnia de disco lombar está ligada com o envelhecimento corporal, em que gradualmente ocorre um desgaste dos discos da coluna lombar, porque conforme a pessoa envelhece, os discos tornam-se menos flexíveis, e mais frágeis podendo rasgar ou romper com maior facilidade. Além disso, pessoas que têm músculos abdominais ou das costas muito fraca, ou que têm excesso de peso ou obesidade, podem desenvolver hérnia de disco lombar, por sobrecarregar as costas.
A herina lombar pode ter outras causas, como a má postura, usar os músculos das costas em vez dos músculos da perna e da coxa ao fazer o levantamento de objetos pesados, ou torcer ou girar as costas de forma brusca, por exemplo. Além disso, o tabagismo também está muito relacionado com o desenvolvimento da doença, isso ocorre porque há uma diminuição da quantidade de oxigênio para o disco lombar, fazendo com que se decomponha mais rapidamente.
Hérnia Lombar – Tratamento
O tratamento para hérnia de disco lombar deve ser indicado pelo ortopedista ou neurocirurgião com o objetivo de controlar e aliviar a dor e devem incluir modificação de atividades para evitar movimentos que causam dor, por exemplo. Saiba mais aqui.
Cuidados a ter durante o tratamento
- Tomar os medicamentos nos horários corretos
- Fazer os exercícios em casa
- Aplicar compressas frias na lombar
- Aplicar compressas quentes na lombar para aliviar o desconforto
- Descansar em uma posição confortável
- Evitar fazer esforços que possam piorar a dor
- Fazer movimentos lentos e controlados
- Retomar as atividades diárias de forma gradual
- Manter uma boa postura
Podes ver o depoimento de um paciente aqui.